quarta-feira, 23 de março de 2011

Justino, o retirante - Odette de Barros Mott

Justino é um menino de 12 anos, tem um cachorro chamado Pitó e um pai morto. O dono das terras, mais conhecido como patrão, cujo o nome era Juvêncio, pediu para que o menino e a mãe saissem da sua casa, porque ele queria colocar o gado bem aonde o Justino morava. Juvêncio ofereceu outra casa para os dois morarem, mas como a casa que o patrão ofereceu era sem teto, Justino decidiu morar na casa do padrinho. E no momento em que ele e a mãe doente iriam se mudar, ela morre no meio do caminho. O menino decide fugir porque nao aguentaria ver gado nas terras que seu pai cultivou. Então leva o cachorro, o papagaio e as santas de sua mãe.
Ele tinha uma grande preocupação de que se iria encontrar os retirantes. O padrinho, percebendo que Justino tinha ido embora achou melhor avisar o patrão. E com essa notícia Juvêncio ficou bravo. Em busca dos retirantes, Justino deixa o papagaio em um galho no meio da estrada. Continuando seu caminho, ele acha um grupo de retirantes que ao ouvirem que o menino estava sozinho, uma senhora decidiu levar ele com o grupo. O menino logo fez amizade com um velho cego chamado Chico. Os dois ficaram juntos como bons amigos, um conta história para o outro, e assim por diante. Os retirantes queriam chegar até uma cidade chamada São Francisco de Candidé. Chegaram em outra cidade.
Croibeiro, era uma cidade onde se abrigavam a maioria dos retirantes. Muitos deles vinham com doenças. O cego e o menino decidem ir para a cidade, pois o campo não agradava. Chegando na cidade o velho sente o cheiro de comida e vai direto em uma feira onde iria tocar sua viola e cantar em troca de algum dinheiro. Os dois comem e vão em direção da cidade onde dormiriam, em baixo de uma ponte. Com Chico cantando todo dia os dois conseguiam comer um pouco. Um dia o cego mando Justino ir até a feira comprar farinha, mas como o menino não sabia o que fazer deixou um estranho contar as moedas para ele. Justino foi assaltado, e no mesmo momento todos tentaram ajudar. Uma mulher oferece um emprego pro Justino. Um emprego como carregador de sacolas. A mulher se chamava dona Severina e era dona de um pensão. O menino não era de tomar decisões ele se acostumou a ser guiado pelos outros e não acreditava em nada do que estava acontecendo com ele. Nunca tinha chegado a pensar que algum dia veria uma cidade e imaginava porque os pais falecidos dele nunca contaram sobre uma cidade para o menino e porque nunca vieram morar em uma cidade.
O menino tinha bicho-de-pé. Chico cego tinha o costume de cantar músicas tristes. Mas um dia ele resolveu cantar músicas mais alegres. Outro dia vem e o menino continua trabalhando para a Dona Severina, varre, limpa, carrega certos, enfim faz um pouco de tudo em troca de alimento e uma boa conversa. Teve um dia que dona Severina ficou meio doente porque soube que o rio que ficava em baixo da ponte onde Justino e Chico moravam iria subir. Então os donos de outras pensões resolveram ajudar, dizendo que tinha um lugar que podia ser consertado, e se tornaria um exelente lugar para os dois retirantes viverem.
Um dia outro retirante encontrou o cego e lhe disse que tinha um "padim" que curava os cegos. Chico então, acreditando em cada palavra, achava que esse "padim" seria a solução de um grande problema. Justino não sabia ler e nem contar o dinheiro que tinha, mas, a dona Severina estava ajudando o menino com isso. Chico toca a violinha o que sente por ser cego, esse é o motivo de ele sempre tocar músicas tristes. Assim que a mulher ofereceu a casinha para que o cego morasse com o menino, Chico recusou disse que ele tinha que ir atrás do tal que fazia milagres, que curava os cegos.
Uma manhã quando o menino sai para trabalhar, o Chico lhe entrega a faca que costumava praparar o seu fumo. Não diz nada ao menino que pretendeia fugir com o outro retirante para ver o "padim". Então quando o menino sai para fazer compras com dona Severina percebe que está faltando música, então nota a ausência do cego. Notando a tristeza do garoto, ela o leva para casa e explica que o cego foi atrás de sua vista.
Um hóspede da pensão de dona Severina, escreveu o endereço em um papel, mas Justino não sabia ler e nem escrever o próprio nome! O hóspede então fala que ele precisa ir para a escola senão Justino não poderia ser eleitor. O menino decide então pedir para que fosse pra escola. A boa senhora o deixa ir para a escola. Ele vai, corta o cabelo, se arruma e vai para a escola para falar com o diretor para garantir sua vaga. no dia 1 de fevereiro ele vai a escola e por isso dona Severina quer comprar calças e camisetas para o menino ir limpo para a escola.
Chico havia sido enganado pelo retirante. Ele sentiu como se tivesse se cegado por uma segunda vez.
Passaram 3 anos. Justino tinha 16 anos agora. Aprendeu a ler e a escrever. Pela sua capacidade de estudos fez 2 anos de escola em um ano só! Dona Severina tinha um irmão que ficou viúvo. Justino, dona Severina e o irmão dela voltaram para a seca. Foram até a pensão do seu Dito, a pensão do irmão da Severina. Um certo tempo se passou, Justino ja tinha colegas adultos na escola. Não tinham mais nenhum tipo de informação a respeito do Chico.
Justino, então recebeu o diploma da escola, e os amigos e o diretor presenciaram esse momento. Vendo o povo no teatro se emocionou porque aquele era um povo que lutava, que defendiam seus direitos e que eram humildes. A mensagem que ele passou penetrou profundamente nas vidas das pessoas ali presentes.

Nome dos personagens:

TIÃO: padrinho do menino
NHANA: madinha do menino
TONICO: o guia do primeiro grupo de retirantes
CHICO: retirante cego
PITÓ: cachorro dop menino
JUVÊNCIO: patrão/chefe das terras onde o menino morava
SEVERINA: mulher dona de uma pensão
DONATO: açogueiro
TINOCO: vizinho da severina
VENTURINO: retirante que enganou o chico sobre o cara que fazia milagres

14 comentários:

  1. muito bom

    nao vó compra mais nenhum livro

    ResponderExcluir
  2. para que ler o livro leia só o resumo

    ResponderExcluir
  3. tofu e gabrel melo, ler o resumo é legal, você conhece a história, mas não tem nada como ler o livro, este pra mim é especial pq foi o primeiro que eu li e desde então não parei mais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Qual o O Problema Social Relatado no Texto ?

    ResponderExcluir
  6. ei cade o nhô lau?
    nhô lau é um quase parente de dona severina que a ajuda seja dando conselhos ou ficando com a pensão para vende- la aos poucos

    ResponderExcluir
  7. Praq Ler resumo ? Vou esperar o filme xD

    ResponderExcluir
  8. Salvou minha pele esse resumo p uma prova de port. Q alívio cara =w="

    ResponderExcluir
  9. A Guide to Using the Zynga ZZapni zinc oxide and titanium dioxide sunscreen
    Zynga Zapni apple watch series 6 titanium zapni zapni zapni zapni zapni edge titanium zapni zapni zapni Zapni zapni zapni titanium flashlight zapni Zapni zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni aluminum vs titanium Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni titanium tv apk Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni Zapni

    ResponderExcluir